Friday, March 16, 2018

A viagem de trem






A viagem de trem

O trem da CPTM, quase cheio, lento, sai da Luz com destino a Jundiaí. Aliviado, consigo um lugar nobre perto da porta. Embora tenha direito legítimo a assento preferencial, fiquei com vergonha de usá-lo.
Levanto os olhos e vejo uma fila indiana andando bem no meio do vagão. Só daí percebo que é nada mais, nada menos, que um batalhão de vendedores.
Começa, então, a singular e inusitada sinfonia:
-Três pacotes por seis, um por dois. Biscoitos deliciosos. Abaixo do preço. A validade está vencendo, preciso vender! Aproveitem, aproveitem!
Ele continua a anunciar, mas me distraio com outro anunciante:
-Pururuca, água geladinha! A água conserva sua saúde!
Fiquei admirado com a sabedoria do conselho, embora a tal de Pururuca, não sei não...
Um senhor, até que alinhado, anuncia o Suflair por quatro reais a barra e uma senhora quatro paçoquinhas por um real! Não sei se combinaram a estratégia de marketing ou foi tudo muito natural.
Uma tal de massinha maluca – o que será que é isso, mesmo?-  é proclamada com advertência e com rima acertada:
-Tem pouco, mas ainda tem! Tem para ele, tem para ela e tem até para a Cinderela!
Meu coração de poeta até sorriu com a rima singela!
Sem querer, ao mesmo tempo, ouvia a conversa da mulher a meu lado. Com inveja, é Claro, que com o meu chip da Vivo, nem Oi eu conseguia falar! Com paciência, ela explica ao filho:
-Entrega a chave da casa sim, mas não joga fora os pneus. A gente pode fazer brinquedo de balança para as crianças com eles. Joga não!
E, de repente, vi também que o rapaz tinha deixado um bilhetinho impresso sobre minha mochila! Dizia: “Jesus ajudou muita gente, Ele não media esforços para dar seu amor, etc. etc.” Claro, estava pedindo dinheiro... certamente iria voltar recolhendo sua preciosa mensagem.
Ah, estava me esquecendo! Havia o rapaz do 3D! Na verdade, ele estava vendendo uma lente retangular para ampliar a imagem do celular. Tinha acabado de vender uma e proclamou triunfante:
-Mais uma aqui para o executivo!
Não consegui definir se o comprador estava feliz ou não com o elogio.
Havia ainda o guaraná Antárctica por dois e o chokito e Snicker por um real, mas a minha estação havia chegado e eu tinha perdido todas as chances de fazer um bom negócio! Quem sabe da próxima vez?



ooo000ooo


Para comprar no Brasil 
(impresso e e book):


À procura de Lucas  (Flávio Cruz)
----------------------------------------------
Para comprar nos EUA:

No comments:

Post a Comment