Saturday, April 21, 2018

Paloma, amor e paixão


Paloma, amor e paixão
Se deitou na minha cama e me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não
Se instalou feito um posseiro dentro do meu coração

(Teresinha: Chico Buarque)


Paloma era mulher desejável, posso garantir. Paixão, ela teve várias. Começou com o Adão, depois veio o Benevides e, logo depois, o Carlos. Para começar com o Benevides, ela não despachou o Adão. E para começar com o Carlos, de nenhum dos dois primeiros se afastou. Eles sabiam e não sabiam. Sabiam e não queriam saber, você sabe, a Paloma era uma mulher e tanto, já expliquei.Talvez houvesse outros, porém não vou garantir. Isso é segredo dela só.
Você sabe como é a língua do povo. Não demorou muito e começaram a falar. Cada coisa. Falavam o que era verdade, mas inventavam outras mais. Histórias picantes, ardentes. Umas até pervertidas, que nem vou citar. Mas como sempre diz meu amigo Nino Belvicino, nessas coisas de amor, de mulher, a razão não existe, a lógica não prevalece e a regra é a exceção.
Quando todo mundo pensou que as coisas estavam assentadas, que ia ficar tudo assim, aparece o tal de Adonis, todo gostoso e bonitão. Além de tudo parecia ser um bom sujeito e ter um bom coração. Botou os olhos na Paloma e esta, claro, percebeu. Foram então só olhares. Mas a cidade, ávida, imaginou todos os contos e narrativas que conseguiu. Quatro? Minha nossa, isso não tem mais fim.
O povo, porém, estava enganado. A Paloma, não se sabe por quê, dispensou os três primeiros, assim, de repente. Só aí é que o Adonis começou. Os dois estavam juntos em todos os lugares, era um dengo só. Um amor avassalador. O novo casal era sinônimo de felicidade. E, ao contrário do que as más línguas falavam, durou e durou...
Quando enfim, tudo estava sacramentado, Paloma mulher de um homem só, as amigas mais íntimas perguntavam:
-Explica isso, Paloma, como foi que seu fogo apagou?
Ela, feliz da vida, rindo, respondia:
-Não confundam amor com paixão. Paixão a gente divide, mas o amor é um só. E o que havia antes era brasa. O fogo só agora começou e acho que não vai ter mais fim. 
E ria, ria, feliz da vida.
Ah, essa Paloma...

Vídeo: Maria Bethânia - Teresinha (1977)

No comments:

Post a Comment